Em busca do fortalecimento da segurança pública em Mato Grosso do Sul, os deputados João Mattogrosso (PSDB) e Coronel David (PL) apresentaram uma série de reivindicações à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na Sessão Ordinária desta terça-feira (11). Os pedidos contemplam estudos para instituir a Jornada Extraordinária aos Policiais Militares e ampliação de vagas dos concursos para Especialistas do Corpo de Bombeiros e PM, além da realização de concurso para Agente de Polícia Judiciária (Investigador) da Polícia Civil.
Para atender a demanda ainda reprimida em muitos municípios, os deputados indicaram o aumento das vagas para os concursos de Oficiais Especialistas do Corpo de Bombeiros, de 2018, e soldados da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A justificativa é a defasagem no quadro dessas categorias e esta medida possibilitará melhor atendimento às demandas, bem como o controle ostensivo e preventivo de segurança pública.
Outra reivindicação apresentada é para instituir a Jornada Extraordinária aos Policiais Militares, a fim de possibilitar que esses profissionais possam prestar serviços, de forma remunerada, no período em que estiver de folga, ampliando o policiamento ostensivo na Capital e nas cidades do interior. A indicação tem o objetivo de ampliar o policiamento e valorizar os militares, que receberão valores extras pelo trabalho realizado em caráter extraordinário e conforme conveniência e necessidade da administração pública.
Os parlamentares também solicitam a realização de um novo concurso público para o provimento do cargo de Agente de Polícia Judiciária no quadro de pessoal da Sejusp. No cenário atual, conforme análise realizada, há um déficit de Investigadores da Polícia Civil, sendo que o preenchimento dessas vagas irá contribuir para apuração e elucidação célere de delitos praticados no Estado.
“Segurança pública é uma pauta diretamente ligada à qualidade de vida da população, por isso estamos atentos e trabalhando em parceria com o Governo do Estado para buscar soluções para os gargalos e promover uma atenção cada vez mais reforçada, tanto na Capital, quanto no interior. Seguiremos acompanhando o andamento desses estudos”, destaca o autor das indicações, deputado João Mattogrosso.