Entre as principais atividade econômica, social e ambiental de Mato Grosso do Sul, a pesca esteve no centro da discussão em reunião com o governador Eduardo Riedel, representantes dos pescadores profissionais, amadores e esportistas do Estado, secretários, prefeitos, vereadores e o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura. Os deputados João César Mattogrosso e Mara Caseiro, do PSDB, representaram o legislativo estadual por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca.
O encontro reuniu diversos anseios da categoria e contemplou pontos sensíveis, especialmente a preservação dos rios e combate ao assoreamento. Além disso, o debate com empresários que integram a cadeia econômica do segmento também chamou atenção para o Turismo de Pesca, que é um grande atrativo, e foram apresentadas reivindicações dos profissionais.
Para o deputado João César Mattogrosso, que também é pescador amador e grande admirador da atividade, os avanços são essenciais. “Esse diálogo é muito produtivo para avançarmos de forma sustentável, de modo que possamos potencializar a pesca e promover o crescimento econômico. Tudo perpassa por um amplo debate e nós seguiremos juntos nessa conversa plural, que só tem a somar com todos os envolvidos”, destaca o parlamentar.
Legislação estadual e federal que regulamenta a pesca também esteve entre os tópicos debatidos. O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruk, participou do encontro e enfatizou que todos os pontos serão analisados tecnicamente: “Foi uma reunião extremamente produtiva, em que o governador recebeu o conjunto de reivindicações do setor e vai avaliar as questões com a equipe técnica do Imasul e da Semadesc, para ver que alinhamento pode ser feito. Todas as decisões devem ser tomadas no período da Piracema, pois se houver mudanças já começa no início da pesca no ano que vem”, afirmou.
O governador Eduardo Riedel também tratou da criação do Conselho Estadual de Pesca (Conpesca), que será um órgão importante para discutir as principais demandas do setor e tomar as devidas deliberações. “Daqui 20 dias já começamos a nomear as pessoas para o Conselho e estes assuntos serão debatidos ali”, acrescentou Verruck.
Já o deputado acrescenta a amplitude da discussão. “Discutimos esse tema em duas oportunidades nesta semana com o governador Eduardo Riedel, que se mostrou comprometido e atento à pauta, e com certeza a projeção é a melhor possível. Apresentamos avanços para Corumbá, com representantes do setor na região, além do amplo debate com a presença de diversas frentes. Com diálogo conseguiremos prosperar”, ressalta João César Mattogrosso.
Também participaram os prefeitos de Miranda, Fábio Florença; de Bonito, Josmail Rodrigues; de Coxim, Edilson Magro; empresários do setor; e o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura, Júlio Buguelo.
Jean Ocampos com informação da Comunicação do Governo de MS