Invasão em fazenda localizada no município de Japorã, a 476 quilômetros de Campo Grande, chamou atenção do deputado estadual João Mattogrosso (PSDB), que realizou agenda para debater com o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Marcelo Bertoni, e o superintende do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Lucas Galvan, nesta sexta-feira (24).
“Estamos tratando de uma situação gravíssima, que deve ser amplamente debatida em todas as esferas e entidades representativas, para garantir a ordem e o direito de propriedade. Não podemos compactuar com atos violentos e ilegais”, destaca o deputado João Mattogrosso.
O parlamentar ressalta que o intuito do encontro é agir preventivamente, tendo em vista que há indícios de novas ocupações. “Estamos monitorando a situação e grupos organizadores já instigam novas invasões. Não podemos admitir esses atentados e ameaças preocupantes”, ressalta o parlamentar.
Além disso, João Mattogrosso também pautou durante o encontro o fomento de políticas públicas para analisar a situação das águas de Bonito, colocando o mandato à disposição. “Esta pauta conta com nosso olhar atento e em defesa do agronegócio e do desenvolvimento sustentável”, pontuou.
GOVERNO ATENTO – O governador Eduardo Riedel (PSDB) também se reuniu com a entidade e a senadora Tereza Cristina (PP), para debater a problemática das invasões. Durante solenidade nesta sexta-feira (24), o chefe do executivo afirmou que é contra qualquer forma de ocupação e apontou que vai dialogar com as partes, buscando soluções que estejam dentro da lei.
“Temos uma posição muito clara que precisamos manter a ordem. Não podemos titubear diante de invasões, quaisquer que sejam. Vamos garantir o direito de propriedade. Estamos abertos para dialogar com todos, inclusive com o governo federal, sobre que políticas que eles vão adotar”, afirmou o governador.
Com informações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul