Exercendo o primeiro mandato como deputado estadual por Mato Grosso do Sul, João Mattogrosso (PSDB) tem firmado o compromisso de trabalho pelo desenvolvimento e qualidade de vida para os sul-mato-grossenses. O político é filiado ao ninho tucano desde 2011, sendo o atual presidente do Diretório Municipal de Campo Grande e já foi vereador eleito na Capital por duas vezes, nos pleitos de 2016 e 2020.
As primeiras ações do parlamentar no legislativo estadual demonstram seu compromisso com pautas alinhadas com o crescimento do Estado. Integrando duas frentes parlamentares criadas para propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas, João Mattogrosso vai monitorar de perto o debate em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca e para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica.
Outro tema que recebeu atenção do deputado é a invasão em fazenda localizada no município de Japorã, a 476 quilômetros de Campo Grande, durante o carnaval, motivando agenda para debater a problemática com o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Marcelo Bertoni, e o superintende do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Lucas Galvan. Além disso, também assina como coautor o projeto de lei 25/2023, que aplica impedimentos contra os invasores de propriedades rurais e particulares em Mato Grosso do Sul, que tramita na ALEMS.
Entre as indicações, além das frequentes reivindicações para melhorias nas diversas áreas dos municípios, especialmente da Capital, recebe destaque o expediente encaminhado para estudo de viabilidade do Governo do Estado para regulamentação do regime da jornada de Teletrabalho no âmbito da Administração Direta e Autárquica de Mato Grosso do Sul.
Outra reivindicação de destaque é para reforço na segurança das repartições públicas do Governo do Estado, motivado pela situação que despertou alerta durante audiência no Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul), que terminou em tragédia no dia 13 de fevereiro.
O deputado também foi designado para integrar relevantes comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, incluindo a de Constituição, Justiça e Redação (membro); Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira (membro); Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (membro) e a de Turismo, Indústria e Comércio, como vice-presidente.
“Estamos em missão e constante trabalho por Mato Grosso do Sul, fazendo um mandato com diálogo aberto e dinâmico, para que possamos somar forças com as políticas de desenvolvimento e que melhoram a vida das pessoas nos 79 municípios. Temos como lema o ‘Chama o João’ e seguiremos trabalhando com esse foco e disponibilidade”, destaca João Mattogrosso.
PERFIL – João Mattogrosso tem 39 anos, é empresário do segmento de sementes de pastagem e está como Deputado Estadual pelo PSDB, sendo o atual presidente do Diretório Municipal de Campo Grande do partido. Sua ligação com a política começou enquanto universitário e, desde 2000, participa de campanhas e movimentos políticos.
Conquistou sua primeira vitória eleitoral em 2016, com 3.729 votos, exercendo de 2017 a 2020, o primeiro mandato como Vereador de Campo Grande. Já em 2020 foi reeleito com 4.209 votos, o mais votado do PSDB, sendo reconduzido para o mandato de 2021 a 2024.
Atendendo ao convite do então Governador Reinaldo Azambuja, assumiu o desafio de comandar a Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), se licenciou do mandato parlamentar na Câmara Municipal de Campo Grande em maio de 2021 e assumiu por 11 meses a pasta que abrangia oito subsecretarias de políticas públicas (mulheres, racial, juventude, LGBT+, indígena, idosos, deficientes e assuntos comunitários), além de gerenciar a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Em 2022 disputou pela primeira vez as Eleições Gerais para o cargo de Deputado Estadual pelo ninho tucano e ficou como primeiro suplente com 11.650 votos.
Com a licença do deputado Pedro Caravina para comandar a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, João Mattogrosso renunciou ao mandato de vereador da Capital em 31 de janeiro de 2023 e passou a integrar o parlamento estadual na maior bancada, sendo um dos seis tucanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desde 1º de fevereiro.
CHAMA O JOÃO – Acompanhe o trabalho do deputado estadual João Mattogrosso pelas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok – @jcmattogrosso. O gabinete do parlamentar também está on-line pelo WhatsApp (67) 99904-4045.