You are currently viewing Laço Branco: pelo fim da violência, João César Mattogrosso é autor de leis em defesa das mulheres
Campanha celebrada no dia 6 de dezembro coloca homens como mobilizadores pelo fim da violência contra mulheres
  • Reading time:3 mins read
  • Post author:

Campanha celebrada no dia 6 de dezembro coloca homens como mobilizadores pelo fim da violência contra mulheres

O dia 6 de dezembro é marcado por uma importante causa. Na data é celebrada a Campanha Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher.


Instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.489/2007, a iniciativa ocorre em mais de 50 países em todo o mundo e integra a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.


Mato Grosso do Sul registra altos índices de violência contra a mulher e apenas em 2022 já ocorreram 39 feminicídios, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Desse total, 11 casos foram registrados em Campo Grande.
Apoiador da causa e incentivador do fim da violência contra a mulher, o vereador João César Mattogrosso é autor de três leis de combate à violência e valorização feminina.


A Lei n° 5.963/18 denominada Educação que Acolhe, prioriza vagas na Rede Municipal de Ensino para vítimas de violência e filhos de mulheres vítimas de violência. Já a Lei n° 6.402/20 atua na Valorização da Mulher e Combate ao Machismo nas Escolas Municipais.

Também sancionada em 2020, a Lei n° 6.489/20 atua na ampliação da segurança para as mulheres em bares e restaurantes.


“É inadmissível acompanharmos as estatísticas e as notícias diariamente mostrando casos aterrorizantes de violência contra a mulher. Sou pai de uma menina, tenho mãe e irmã, mas acima de tudo, tenho consciência de que é papel de todos combater esse crime. Como homem, luto para que cada vez mais nossa sociedade se conscientize e isso começa com a educação e com a mudança de postura dos homens”, avalia o vereador.

Laço Branco – a campanha teve início em alusão a um crime ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, quando Marc Lepine invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres pelo fato de não suportar mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

CHAMA O JOÃO – Acompanhe o trabalho e toda trajetória de João César Mattogrosso pelas redes sociais: fb.com/jcmattogrosso e instagram.com/jcmattogrosso. O gabinete do parlamentar também está on-line pelo WhatsApp (67) 99904-4045.

Elci Holsback – Assessora de Comunicação

Deixe um comentário