You are currently viewing Acessibilidade e Inclusão: em solenidade, João César Mattogrosso homenageia Asilo São João Bosco e jovem que é referência de superação
Além da entidade que acolhe idosos, vereador fortaleceu a força da igualdade ao condecorar seu assessor com Síndrome de Down
  • Reading time:6 mins read
  • Post author:

A noite da última segunda-feira (05) foi de homenagens na Câmara Municipal, com a realização da Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa “Luta pela Acessibilidade e Inclusão” no município de Campo Grande, onde entidades de apoio e pessoas que lutam ou representam a igualdade da pessoa com deficiência foram homenageadas.


Defensor da luta pela pessoa com deficiência, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) homenageou o Asilo São João Bosco, representado por seu presidente Gersino José dos Anjos, e o assessor de seu gabinete, Leandro Santi Júnior, estudante da Escola Juliano Varela.
Dedicada ao acolhimento e cuidado de idosos, o Asilo São João Bosco completará 100 anos em 2023, sendo referência no segmento. Atualmente a entidade atende quase 90 idosos, a maioria em situação de vulnerabilidade.


Além de um local seguro para viver, com alimentação adequada e cuidados, os idosos recebem carinho, atenção e assistência com a saúde. O vínculo familiar e a integração com a comunidade integram este importante trabalho de dedicação aqueles que muito fizeram pela sociedade e hoje necessitam de cuidados.


“Dos ingredientes da vida, a gratidão é o mais doce. Essa homenagem é para nossa instituição como sinal de gratidão por tudo o que ela faz pelos idosos ao longo dos anos e agradeço ao vereador João César Mattogrosso pelo reconhecimento”, relata o presidente do asilo.

Vereador João César Mattogrosso e Gersino dos Anjos, presidente do Asilo São João Bosco


De acordo com o vereador, a entidade desenvolve importante trabalho social com credibilidade e respeito.
“Ao longo de nossos dois mandatos, acompanhamos de perto o importante trabalho do Asilo São João Bosco pela nossa comunidade. Entidade séria, que proporciona dignidade aos idosos, especialmente àqueles que muitas vezes não possuem uma família ou os familiares não podem acolhê-los e neste lar encontram o cuidado necessário. Por meio do presidente Gersino, parabenizo a todos os funcionários que atuam nessa missão”, relata o vereador.

Inclusão e carinho – Conhecido por sua simpatia, ternura e abraços distribuídos diariamente, Leandro Santi Júnior, carinhosamente conhecido como Lelê, é uma das pessoas mais conhecidas da Câmara Municipal de Campo Grande.


Assessor do gabinete de João César Mattogrosso desde 2017, Leandro tem Síndrome de Down e estuda na Escola Juliano Varela há 17 anos, integrando a única banda Down Rítmica do Brasil, onde toca o surdo.
Apaixonado por música e futebol, representa a importância da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e é um verdadeiro exemplo de superação.


Feliz com a homenagem, o jovem resumiu o sentimento do reconhecimento. “Eu gosto muito do João, estou feliz em ganhar essa medalha”, disse Leandro.


Para sua mãe, Keila Spencer Nicolini, acompanhar o amor que o filho recebe diariamente no trabalho é a maior prova de que a inclusão é um caminho transformador.


“Não tenho palavras para expressar a gratidão que sinto ao perceber o carinho que meu filho recebe diariamente no trabalho. Prova disso é a alegria que ele tem de ir para a Câmara e a falta que ele sente quando está de férias. O Leandro é o cromossomo do amor e Deus me deu esse lindo presente. Estou orgulhosa e lisonjeada pelo meu filho receber essa linda homenagem do vereador João César Mattogrosso”, relata Keila.

Defensor da acessibilidade e autor de sete leis que fomentam a inclusão, João César Mattogrosso destaca que homenagear o assessor foi um momento especial.


“O Leandro espalha carinho por onde passa. Ao trazê-lo para atuar junto ao nosso gabinete, nossa intenção foi realmente estimular e apoiar seu desenvolvimento e é uma grande alegria acompanhar isso ao longo dos anos. Educado, atencioso e sempre generoso, ele conquistou o carinho e admiração de todos, não apenas da equipe, mas de toda a Câmara Municipal”, avalia o parlamentar.

Homenageado pela Casa de Leis, o vereador também faz questão de destacar o trabalho do Padre Valdeci Marcolino, que realiza uma atuação de destaque e referência nacional à frente do Cotolengo Sul-Mato-Grossense. Com um grandioso trabalho nas áreas social e de saúde, há 26 anos a instituição promove atendimentos específicos como fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, assistência social, entre outros, voltados para proporcionar conforto e qualidade de vida aos assistidos.

Vereador Papy, padre Valdecir Marcolino e vereador João César Mattogrosso


A homenagem às instituições e personalidades de destaque da Acessibilidade e Inclusão acontece por força da Lei n° 1.331/19, de autoria do vereador Papy.

CHAMA O JOÃO – Acompanhe o trabalho e toda trajetória de João César Mattogrosso pelas redes sociais: fb.com/jcmattogrosso e instagram.com/jcmattogrosso. O gabinete do parlamentar também está on-line pelo WhatsApp (67) 99904-4045.

Elci Holsback – Assessoria de Comunicação

Fotos: Câmara Municipal de Campo Grande

Deixe um comentário