You are currently viewing Dia Nacional do Doador de Sangue: João César Mattogrosso alerta para a importância da doação para salvar vidas
Hemosul está com estoques baixos e realiza campanha para aumentar o número de voluntários
  • Reading time:4 mins read
  • Post author:

Um ato simples e de grande importância, a doação de sangue é capaz de salvar muitas vidas. Entretanto, os hemocentros realizam constantes campanhas de mobilização para atrair voluntários, a fim de manter os estoques.


De acordo com informações do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. Durante a pandemia de Covid-19, o número de doadores caiu em média 50% e ainda não houve recuperação deste percentual.


Nesta sexta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, onde os hemocentros realizam campanhas para atrair mais voluntários. Atento a esta demanda, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) pede à população apta a doar que realize este gesto.


“Neste momento há muitas pessoas em hospitais necessitando de uma doação de sangue para viver. Essas doações são essenciais para a manutenção dos estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, casos de pessoas acidentadas e para os mais variados tipos de suporte à saúde. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas, assim como nossa consciência pode salvar vidas. Quem se enquadra no perfil de doador deve exercer esse ato humanitário”, enfatiza o vereador.


Segundo informações do Hemosul, há grande demanda para todos os tipos sanguíneos, mas as tipagens A e O, positivo e negativo, estão com estoques 20% mais baixos.


De acordo com a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, haverá uma ação especial até o dia 26 de novembro, com foco especial no dia 25, onde haverá a entrega de um mimo como agradecimento aos doadores.


“A campanha tem como objetivo incentivar a população de Mato Grosso do Sul a ir aos pontos de coleta de sangue e realizar a doação. Pedimos que a população se mobilize durante a semana, venha ao Hemosul, faça a doação e ajude salvar vidas. Nós estamos com baixas nos estoques e precisamos da solidariedade de todos. Aqueles que nunca doaram, ou doaram só uma vez, o desejo é que sejam frequentes. Nós realmente precisamos muito de todas as doações”, destaca a coordenadora.

Como doar – Para ser um doador, basta ir até o Hemosul, cumprindo os seguintes critérios:
Estar munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou CNH;
Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ir acompanhados pelos responsáveis ou comprovação de emancipação);
Pesar pelo menos 50 kg;
Cumprir o intervalo de doações – homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de no mínimo dois meses e mulheres podem doar até três vezes no ano, com intervalo mínimo de três meses entre as doações;
Estar bem alimentado (não é possível doar sangue em jejum);
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

O Hemosul em Campo Grande está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h.
Informações pelo: (67) 99212-0447 / 99298-6316 (WhatsApp) / 3312-1500.

CHAMA O JOÃO – Acompanhe o trabalho e toda trajetória de João César Mattogrosso pelas redes sociais: fb.com/jcmattogrosso e instagram.com/jcmattogrosso. O gabinete do parlamentar também está on-line pelo WhatsApp (67) 99904-4045.

Elci Holsback – Assessora de Comunicação

Deixe um comentário